Assinatura RSS

Uma hora a hora chega.

Publicado em

Que coisa esquisita é a morte. Uma hora as pessoas estão ali, conversam, brincam a gente nem se dá conta de que pode ser a última vez. Chega a notícia, mas todo mundo meio que demora a assimilar.

Lembro que quando eu era criança, algum parente distante da minha família morreu. Não sei quem era, muito menos por que eu fui ao velório. Mas lá eu encontrei uma amiga minha – que eu nem lembro mais quem é – e a mãe dela me disse uma coisa que me marcou muito e que eu ainda não tinha me dado conta do alto dos meus oito ou nove anos. Ela disse: “Quando alguém morre, a gente chora porque nunca mais vai ver a pessoa. Chora de saudade.”

Lembrei que minha tia Marilena tinha morrido. E percebi que eu tinha saudade da voz dela. Das músicas que ela cantava. Dos ursinhos de goma.  Aí eu comecei a chorar no velório. Mas nem era por causa do morto da ocasião, ele não significava nada pra mim. Chorei porque percebi que ia crescer sem a voz da minha tia freira.

E se for comparar com o tamanho do mundo, uma pessoa não é nada. Mas se for assim também, a vida passa e a gente não guarda o que as pessoas têm de melhor. Não arquiva na lembrança a voz da tia Marilena, nem o gosto da comida da vó Belica ou o sorriso da vó Helena quando ela parava olhando pro nada e balançava a cabeça.

Me conforta saber que as pessoas vão – não porque querem, mas porque é inevitável -, mas sempre deixam alguma coisa bem guardada na gente. Acho que é por isso que eu dedico boa parte do meu tempo colecionando os detalhes das pessoas mais queridas do mundo.

Domingo, sem que ninguém percebesse, umas lágrimas me cruzaram o rosto. É porque ninguém mais vai chegar aqui em casa gritando “Ôôôô Cervantes!”

Uma resposta »

  1. Vou comentar porque entendo o que você sente nesse momento – e porque sou atrevido também.
    A dor não passa com o tempo, a gente só aprende a lidar com ela.
    E a saudade é foda, dói muito. ;;

    Responder

Deixe um comentário

