Assinatura RSS

Só pra não destoar.

Publicado em

Eu não costumo falar muito de política. Primeiro que eu não entendo muita coisa. Segundo que pode soar muito óbvio e tendencioso, mas hoje eu não to nem aí pra isso. Vou escrever sobre o assunto só pra não destoar do coro.

Acho que o que faz das eleições no Brasil uma bagunça é a falta de informação. Teve gente de fora de São Paulo que votou no número do Tiririca e jurou que a urna estava roubando os votos dele. Teve gente que disse que a Dilma tem pacto com o capeta, que ela vai tirar os crucifixos das repartições e que isso pode até culminar na demolição do Cristo Redentor.

Teve gente que encontrou minha tia Márcia e disse “Olha Dilma, vou votar em você, hein! A senhora já ganhou!” Teve uma senhora que disse pra minha avó que nem adiantava votar na Dilma, porque o Michel Temer vai matar ela pra assumir o cargo.

E isso é só um pouco dos absurdos que a gente vê por aí. Isso é nada perto do Tiririca eleito com mais de um milhão de votos  sem saber escrever. E antes que alguém diga que o Lula também não sabe – o que é mentira -, é só pesquisar a trajetória de um e de outro. E eu vou parar por aqui porque, né? Essa é uma comparação ridícula.

Mas a falta de informação não se limita a esses absurdos. Tem um bando de gente se acha politizadona mas não tem a mínima noção de como a política funciona. Vai lá e vota em uns candidatos totalmente opostos e se esquece que pra um fazer tudo o que pretende, precisa do outro que vai tornar tudo possível.

E a a política é feita de apoios, laços e essa coisa toda. A política brasileira é uma salada disso tudo aí. Demorei pra entender isso. Acho um absurdo o governo fazer média com Sarney, Collor e toda essa galera do mal.

Eu fiquei tentada a votar na Marina. Acho que a situação dela é bem parecida com a do Lula em 89. É alguém novo no meio de um monte de escândalos e…quando o Lula se elegeu todo mundo ficou decepcionado porque ele tomou umas posições que não eram coerentes com o que ele defendia antes. E eu acho que a Marina passaria pela mesma situação (ou vai passar caso a história se repita com ela).

Porque o cara chega lá defendendo umas ideias lindas, mas ele é um contra um monte de bandidos que querem puxar o tapete dele. Pense naquela cena do Kill Bill 1, quando a Beatrix Kiddo luta contra os 88 loucos…é mais ou menos isso. Aí surgem todas essas alianças esquisitas e posturas inesperadas.

Se você ainda acha que ser presidente é chegar e mandar, vou te contar um negócio: eu nunca sentei lá na cadeirinha vermelha com vista pro cerrado, mas essa história de ser presidente  deixa o cara entre a cruz e a caldeirinha. E vai fazer o que? Chorar no cantinho? Dizer que não quer brincar mais? Dar um golpe de estado e se declarar rei? Eu imagino que um presidente do Brasil passe todos os dias pelo apuro que eu passei pra decidir o meu voto pra governador. E aí ele acaba escolhendo o menos pior, o que vai viabilizar o que ele tem em mente pro país.

Outro dia um amigo com uma visão política bem diferente da minha perguntou se eu era petista. Eu disse que não, apesar de ter sido criada nas festas do partido. É que eu não concordo com muita coisa e nem sei tanto assim pra erguer a bandeira de estrela vermelha. Mas expliquei que tinha sim uma simpatia porque tenho hábito de questionar, perguntar e debater política por aqui e também porque eu consigo ver resultados.

Eu devo ter dito um monte de coisa errada, mas precisava dar a minha opinião.

Uma resposta »

  1. Marcelo Bueno

    Bela posição a sua. Parabéns. Seu prisma quanto a política não é nem um pouco diferente do que se passa na realidade.

    Responder

Deixe um comentário

