Assinatura RSS

Diários do TCC

Publicado em

To aqui, tentando acabar logo com essa fundamentação teórica. Meu problema é o Gramsci. Nos últimos dias, tenho quebrado a cabeça pra entender e explicar alguns pontos da teoria, que é bem complicada. As vezes acho que seria mais fácil ir direto ao ponto e resumir essa parte ao conceito de hegemonia do Gramsci, que é o que eu uso mesmo, mas aí fica tudo descontextualizado.

Aí vem uma dificuldade da minha escrita e do meu discurso: contextualizar demais. A gente quer abraçar o mundo e não vai direto ao ponto, mas é que algumas coisas precisam ser explicadas. E o mundo é complexo mesmo, fazer o que? Vou contextualizar tudo, depois a gente se resolve com a orientadora.

Mas essa coisa de querer contextualizar é complicada mesmo. E aí vem outra coisa: achei que eu já tava superando o Gramsci, mas achei que seria importante fazer umas relações com um outro autor e…sei lá, as vezes dá a impressão de que eu vou acabar chegando no Gutemberg e no começo da imprensa, assim, só pra ficar tudo bem explicadinho.

Enfim, acho que agora a coisa vai. Hoje, depois de meses de enrolação, leituras, sete páginas de anotações à mão e cabeça quebrada, vou conseguir terminar essa parte da fundamentação teórica. Aí é partir pro Pierre Lévy, que eu acho uma delícia e que estudei bastante ano passado, na aula de Novas Tecnologias.

Por falar em contextualização, depois da fundamentação teórica vem um capítulo lindo de…contextualização! Um panorama das coberturas de eleições presidenciais de 1989 até 2010.

Foco, Marininha.

 

Deixe um comentário

